scania-caminhao-hibrido

Scania apresenta seu primeiro caminhão híbrido

Veículo será entregue no ano que vem, e pode ser encomendado com cabines P ou G

Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil

A montadora Scania apresentou um caminhão híbrido padrão Euro 6, o P320. Ele pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis.

O primeiro híbrido da empresa será entregue no ano que vem, e pode ser encomendado com cabines P ou G. O motor básico é o Scania de nove litros com cinco cilindros em linha de 320 hp.

Ele opera com biodiesel, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME e atende aos requisitos do Euro 6.

A nova unidade pode atender às normas de poluição sonora locais ou nacionais e estipula um nível de ruído máximo de 72dB(A) ao dirigir em áreas de silêncio obrigatório.

O caminhão pode ser conduzido somente em modo elétrico a uma velocidade de até 45km/h, com o motor a combustão desligado ou em ponto morto a fim de acionar os sistemas auxiliares, tais como o compressor do freio.

Os componentes elétricos da hibridização estão em um Módulo de Potência Híbrido montado diretamente na carroceria. Pode ser acionada uma direção eletro-hidráulica quando o veículo não está com o motor ligado.

“Atualmente, existem 28 megacidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes”, diz Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania. “Pesquisadores e tomadores de decisão em todo o mundo buscam equacionar o dilema de distribuir bens e remover o lixo com o mínimo de impacto sobre as pessoas e o meio ambiente. Sem dúvida, caminhões têm lugar nesse futuro.”

Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/